São formas farmacêuticas sólidas, flavorizadas, preparadas a base de substrato de ração com ingredientes vegetais a qual se incorpora um principio ativo ou uma associação de ativos. Possui fácil adesão pelos animais por mascarar o sabor ruim de alguns medicamentos.
Podem ser adicionados sabores salgados ou doces, conforme a preferência do animal.
São formas farmacêuticas sólidas, as quais uma ou mais substâncias medicamentosas e/ou inertes (que não têm ação medicamentosa) são acondicionadas em um invólucro à base de gelatina. As cápsulas gelatinosas podem ser duras ou moles.
São administradas por via oral e digeridas normalmente pelo organismo.
Os condicionadores são preparações que diferem dos shampoos quanto à natureza dos tensoativos empregados. O condicionador é desenvolvido com substâncias que têm por finalidade formar uma película protetora sobre os pêlos.
São preparações farmacêuticas de uso externo, obtidas pela dispersão de duas fases líquidas não miscíveis ou praticamente imiscíveis através da ação de um emulsificante. De acordo com a viscosidade podemos obter loções ou cremes.
São formas farmacêuticas obtidas pela dispersão de um sólido em um líquido, com consistência gelatinosa. Não possuem capacidade de penetração cutânea, portanto são utilizados para ação tópica e não sistêmica.
Possui alta permeabilidade cutânea, capaz de carregar substâncias medicamentosas da pele até a corrente sanguínea, atingindo o efeito sistêmico. Tem sido muito utilizado como alternativa para cães e gatos arredios, ou com dificuldades para ingerir medicamentos
São preparações consistentes que podem ser flavorizadas (adiciona-se sabor) e edulcoradas (adoçadas) de forma adequada ao animal que permitam a administração de ativos por via oral.
É indicada para aplicação na pata de gatos para que o mesmo possa lamber o medicamento e, no caso de eqüinos, é aplicada em seringas longas direto na boca do animal, facilitando a administração.
São preparações farmacêuticas de consistência pastosa que se fundem a temperatura corpórea e são destinadas a aplicação na pele ou mucosas.
Como preparação farmacêutica, um pó é uma mistura de fármacos e ou substâncias químicas finamente divididas e na forma seca.
Alguns pós são destinados ao uso interno e outros ao uso externo. Em alguns casos podem ser utilizados misturados nos alimentos.
São formas farmacêuticas dermatológicas utilizadas para limpeza do animal às quais podem ser incorporado(s) princípio(s) ativo(s) medicamentoso(s) ou cosmético(s).
As soluções são preparações onde uma ou mais substâncias ficam completamente dissolvidas em um veículo adequado. Podem ser para uso oral ou tópico.
Forma farmacêutica destinada a aplicação pela via retal, onde o supositório se funde, sendo capaz a absorção do medicamento pela mucosa intestinal.
São preparações onde os princípios ativos ficam totalmente dissolvidos no líquido. É necessária agitação prévia ao uso para que as partículas sólidas fiquem suspensas.
São ideais para veicular princípios ativos insolúveis em veículos normalmente utilizadas em formulações líquidas.
Xaropes são preparações líquidas viscosas e adocicadas. Podem ser livres de açúcar para animais com restrição de uso.